terça-feira, 26 de maio de 2009

Um dinossauro em final de carreira

Vinte e sete anos...
Puxa...,
é todo esse tempo que tenho
dedicado à educação.
Sinto que o meu ciclo esta acabando
olho para trás e quero acreditar
que fiz a minha parte,
que dei o melhor de mim,
contribuindo assim na formação
do cidadão brasileiro.
Olho para frente...
Me desespero,
Não vejo mudanças,
só ouço muito blablablá.
Mas... melhorias que é bom nada.
Não sei, se pela ausência dos pais.
Mas os meninos, as nossas crianças
Já não tem limites,
Já não tem noção da palavra respeito.
Professor...
Virou dinossauro
Um ser que se não está extinto
Como os predadores prehistóricos,
Logo, logo estarão.
De vez em quando...
Quase sempre me pergunto
Será que as pessoas ainda acreditam na escola
Como formadora de homens
Ou vêem nela apenas um deposito de crianças
Onde os pais as depositam
E vão trabalhar, ou fazer qualquer outra coisa
Sem culpa...
O meu filho está na escola.
Estou pensando no futuro dele.
Mas, carinho atenção, respeito e compreensão
No dicionário desses pais essas palavras não constam
E sendo assim...
Os babás de luxo "Professores”
Fazem o possível e o impossível para até...
Vejam o descalabro da educação doméstica
A quem quase nunca ouve falar da mesma.
Vinte e sete anos,
Não vou falar de salários.
Vou falar de dignidade
Respeito, reconhecimento
Professor...
Talvez, um dia quando folhearem um livro de história
Tenha lá perdido em algum canto da pagina
Uma definição de professor.
O culpado de todas as coisas que não deram certo
Na educação do Brasil.
Pessimista?
Você acha?
Tá bem,...
Então com certeza você é POLÍTICO.
Eu sou PROFESSOR,
Apesar de tudo e de todos ainda com muito amor
Até quando...?

3 comentários:

  1. O que você escreveu é pura realidade.Você contou suas experiência de vida. Achei muito interessante! Também sou PROFESSOR e gosto do que faço.
    É colega, vamos seguir em frente!
    Tania

    ResponderExcluir
  2. Impressionante como você conseguiu descrever com precisão e veracidade a irrelevância dos profesores para a sociedade atual , cada vez mais estamos sem esperanças de um futuro melhor , sem acreditar na educação como processo de mudança .Parabéns.

    Sonia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Edvaldo. Muito Bom!

    João Paulo 3ºB MATUTINO

    ResponderExcluir